whatsapp

11 97853-3243

Atendimento

24 horas

Cupins podem desvalorizar sua casa em até 25%

descupinização cupins
descupinização cupim
descupinização termite

Como um de seus maiores investimentos financeiros, proteger sua casa deve ser uma alta prioridade. Os cupins custam aos proprietários de casas em São Paulo muito dinheiro por ano. Todo mundo que possui uma casa deve a si mesmo ser capaz de reconhecer um problema de cupins e saber o que fazer a respeito.

O que são esses insetos pretos e alados em minha casa?

Os cupins reprodutores adultos são insetos marrom-escuros a enegrecidos, com cerca de 3/8 de polegada de comprimento. Comumente chamados de “enxames”, o trabalho dos cupins reprodutivos é acasalar e iniciar novas colônias. Os enxames de cupins podem ou não ter asas, pois suas asas geralmente são perdidas logo após o voo. Os cupins em enxame são frequentemente confundidos com formigas, mas podem ser distinguidos por dois caracteres simples. Os cupins não têm a cintura “comprimida” das formigas. Além disso, as asas dos cupins são iguais em comprimento, em comparação com as formigas que têm asas dianteiras distintamente mais longas. Embora os enxames de cupins possam, ocasionalmente, entrar nas casas por portas ou janelas abertas, encontrar enxames de cupins dentro de casa é um sinal confiável de infestação. Enxames de cupins podem ocorrer durante todo o ano, mas são mais comumente vistos na primavera.

Acabei de encontrar cupins no meu quintal. Minha casa precisa ser tratada?

Não necessariamente. Em São Paulo, os cupins afundam no solo onde quer que a madeira seja encontrada. A maioria dos quintais, especialmente aqueles em bairros mais antigos e estabelecidos, suportam cupins. Embora os cupins sejam mais abundantes em alguns locais, as chances são boas de que seu quintal tenha cupins. Encontrar cupins em uma cerca ou pilha de madeira, ou em madeiras de paisagem, não significa necessariamente que sua casa precise ser tratada, mas deve alertá-lo para a presença de cupins ao redor de sua casa. Tubos ocos construídos a partir do solo, subindo em uma fundação é um sinal de atividade de cupins.
Se você encontrar cupins em seu quintal, alguns passos simples podem ajudar a reduzir o risco de infestação. Primeiro, familiarize-se com a aparência dos cupins para que, se notar enxames de insetos internos incomuns, saiba se sua casa deve ser inspecionada. Em segundo lugar, examine a fundação de sua casa para ver se existem tubos de abrigo de lama que podem indicar atividade de cupins. Os tubos de abrigo de cupins são túneis ocos de solo que se estendem do solo até sua casa e fornecem pistas para os cupins viajarem entre seu ninho subterrâneo e seu suprimento de comida (sua casa). Se você encontrar qualquer estrutura de lama suspeita, deixe pelo menos parte do material no local para um inspetor de cupins profissional examinar. Por fim, mantenha o solo e os detritos, como madeira empilhada, longe da fundação da sua casa.
Se você suspeitar de cupins, é uma boa ideia ter um profissional para inspecionar sua casa. As inspeções de cupins geralmente são gratuitas, a menos que você precise de um relatório formal para uso em uma transação imobiliária.

Posso cuidar da minha casa sozinho?

Por causa do equipamento especializado e dos produtos químicos necessários para tratar sua casa com eficácia e segurança, quase sempre é melhor contratar um profissional. Os produtos químicos de controle de cupins do tipo “faça você mesmo” são comumente vendidos em lojas de rações, ferragens e suprimentos para viveiros. Para tratamentos pontuais, em uma área muito limitada, esses produtos podem ser tão eficazes quanto alguns produtos profissionais; no entanto, é preciso um profissional para tratar completamente uma casa. Os projetos de controle de cupins do tipo "faça você mesmo" devem ser limitados a estruturas menores e menos valiosas, como galpões, postes de cerca, decks e pilhas de madeira.

Quão perigosos são esses produtos químicos de controle de cupins?

Todos os pesticidas devem ser considerados potencialmente perigosos; no entanto, quando usados adequadamente, os produtos de controle de cupins (termiticidas) podem ser aplicados com bastante segurança. Sua chance de ser exposto a vestígios de pesticidas após um tratamento de cupins é baixa – menor do que o risco de exposição após um tratamento de pulverização para baratas ou pulgas. Isso ocorre porque um tratamento de cupins geralmente é direcionado para o solo sob e ao redor da casa, e não para as partes internas da casa. Como precaução adicional, crianças e mulheres grávidas devem planejar sair de casa durante uma aplicação e a casa arejar por 1-2 horas após o tratamento. Se essas precauções forem seguidas, os riscos são mínimos e você não deve notar odores incomuns.
Embora a toxicidade varie ligeiramente entre as formulações comerciais de cupins, na prática há pouca diferença na segurança do consumidor entre os diferentes cupins quando usados adequadamente.

Cada empresa nos diz que o termicida que usam é o melhor. Como eu sei no que acreditar?

A maioria dos profissionais de controle de cupins desenvolve uma preferência por um ou mais cupins com base em suas experiências com esse produto. Como o desempenho do produto pode variar de uma localidade e tipo de solo para outro, essas preferências podem ser bastante válidas. Peça aos vendedores que justifiquem sua escolha de um produto. Informe-se sobre quanto tempo esse produto foi usado pela empresa.
Independentemente do produto usado, a maior taxa de aplicação permitida geralmente é a melhor e durará mais. Isso pode custar um pouco mais, mas pesquisas mostram que taxas mais altas resultam no melhor desempenho ao longo da vida útil da garantia contra cupins.

Toda a minha casa precisa ser tratada? Disseram-me que um tratamento parcial será muito mais barato.

Tratamentos parciais para cupins podem ser muito atraentes devido ao seu custo mais baixo. Se esta é uma boa ideia depende de muitos fatores, incluindo planos futuros para a casa, sua vontade de correr riscos e o tamanho do seu bolso. Tratamentos pontuais podem ser feitos com sucesso; no entanto, é importante saber que os cupins frequentemente entram nas estruturas em pontos distantes do local onde foram descobertos. Os tratamentos pontuais geralmente vêm com garantias limitadas, o que pode exigir que você pague por tratamentos adicionais caso os cupins reapareçam em outra parte de sua casa. Comparado a tratamentos pontuais com garantia limitada, um tratamento completo pode ter um valor melhor. Os novos compradores de casas, em particular, devem ser cautelosos ao comprar uma casa que foi recentemente tratada para cupins. Alguns termiticidas no mercado usam uma forma de tratamento que envolve aplicações “somente perimetrais”, ou tratamentos perimetrais mais tratamentos pontuais em pontos suspeitos de atividade dentro da estrutura. Aplicativos somente de perímetro devem ser feitos usando termiticidas não repelentes e somente quando o rótulo permitir especificamente esse uso.

Estou confuso. Uma empresa usa iscas e uma empresa usa inseticidas líquidos aplicados embaixo da minha casa. Qual é melhor?

Esta é a pergunta mais comum que recebemos sobre controle de cupins. Infelizmente não existe uma resposta simples. Ambas as técnicas têm vantagens. Ao contrário dos termiticidas líquidos convencionais, que fornecem uma barreira química aos cupins, as iscas são projetadas para suprimir ou eliminar as colônias de cupins. As iscas incorporam um tóxico de ação lenta ou regulador de crescimento em um alimento adequado para cupins. Os tóxicos nas iscas são entregues à colônia por cupins operários forrageadores, que compartilham sua comida com outros membros da colônia.
Devido ao seu sistema de entrega preciso e às pequenas quantidades de pesticidas reais usados, os sistemas de isca de cupins são geralmente percebidos como os “mais seguros” dos métodos de tratamento de cupins disponíveis. As desvantagens dos sistemas de isca podem incluir um preço mais alto (isso está mudando com o advento das estações que exigem menos visitas de manutenção), o atraso entre a instalação e a alimentação dos cupins nas iscas (não é fácil prever quanto tempo levará para os cupins começarem a se alimentar em uma isca, uma vez instalada), e a falta de proteção contínua contra cupins uma vez que o contrato de serviço de isca seja encerrado. No entanto, sistemas de isca de cupins estão sendo usados com sucesso para eliminar problemas de cupins de longa data em muitas casas. As empresas de controle de pragas relatam um nível geralmente alto de satisfação entre seus clientes de sistemas de isca.
Os sistemas de isca têm um histórico comprovado de sucesso e continuam a evoluir. É importante lembrar, porém, que as colônias eliminadas por iscas são rapidamente substituídas por novas colônias de cupins em seu quintal. Portanto, a isca contínua é necessária para fornecer proteção contínua.
Inseticidas líquidos no solo, aplicados por uma empresa confiável, proporcionam controle rápido e geralmente confiável de cupins. Os cupins mais novos e não repelentes têm taxas de sucesso muito altas na eliminação da alimentação de cupins em uma casa, mesmo que todos os possíveis pontos de entrada de cupins não possam ser tratados. Outra vantagem é que os cupins aplicados no solo persistem por cinco anos ou mais no solo, o que significa que não há necessidade de manutenção contínua para manter a proteção da sua casa. Embora algumas empresas ofereçam garantias estendidas e/ou inspeções anuais, sua proteção não desaparece se você optar por não continuar o contrato.
Historicamente, os inseticidas aplicados no solo têm sido menos caros que os sistemas de isca. Isso pode ou não ser verdade para sua casa. Compare as cotações e considere os custos e garantias de manutenção a longo prazo ao decidir sobre o tratamento mais econômico para sua casa.
Se você está procurando a abordagem de controle de cupins “mais verde” (uma que usa menos ou menos pesticidas tóxicos), ou se sua casa provou ser difícil de tratar usando métodos padrão, a isca é uma boa alternativa. Muitas empresas hoje usam uma combinação de sistemas de isca e tratamentos ou parciais como parte de um sistema integrado de gerenciamento de cupins.

Recentemente, vi uma loja de ferragens local vendendo uma isca de cupim faça você mesmo. Posso economizar dinheiro com iscas em minha casa?

Embora a isca do tipo "faça você mesmo" possa parecer uma boa maneira de economizar dinheiro, esses sistemas não foram bem testados e podem ser mais caros do que parecem à primeira vista. O papelão usado na maioria das estações de isca do tipo "faça você mesmo" tende a se decompor e se decompor rapidamente no solo e deve ser substituído a cada 3-4 meses. Isso geralmente torna os sistemas de isca do tipo "faça você mesmo" tão caros quanto os sistemas profissionais. Testes realizados não conseguiram demonstrar o controle bem-sucedido com produtos do tipo "faça você mesmo". Lembre-se de que, se um tratamento caseiro não funcionar, uma garantia de devolução do dinheiro não cobrirá os custos de reparos caros devido a danos causados por cupins. Se você tiver um problema confirmado de cupins, é melhor procurar ajuda de uma empresa profissional de controle de cupins.

Como funcionam essas estacas detectoras de cupins que são oferecidas pela empresa de controle de pragas?

Ocasionalmente, as empresas de controle de pragas oferecem monitoramento especial de cupins, estações como parte de seu serviço de controle de pragas. Essas estações diferem das estações de isca, pois não contêm inseticidas e não fornecem controle de cupins. Em vez disso, esses dispositivos funcionam fornecendo um sinal eletrônico ou uma guia pop-up mecânica para indicar quando os cupins se alimentaram da estação de monitoramento. Embora essas estações forneçam uma maneira inteligente de “ver” a atividade de cupins em sua paisagem, um “acerto” positivo na estação não deve ser interpretado como significando que sua casa requer tratamento. A maioria das paisagens urbanas tem cupins vivendo no solo, mas nem todas as casas ficam infestadas. Se a sua empresa de controle de pragas apontar que você tem atividade de cupins perto de sua casa, você pode solicitar uma inspeção e pedir que apontem quaisquer fatores de risco que você possa corrigir para reduzir suas chances de contrair cupins.

E quanto aos controles não químicos e “orgânicos” para cupins?

A vários tratamentos não químicos e “orgânicos” são algumas vezes promovidos para controle de cupins. Estes incluem o uso de nematóides e fungos, barreiras de areia, óleo de laranja e sprays de “borato”. Os “nematóides benéficos” são vermes microscópicos que se alimentam de uma variedade de insetos, incluindo cupins. Nematóides não se mostraram eficazes no tratamento de cupins em estruturas reais e não podem ser recomendados.
As barreiras de areia são camadas de partículas de tamanho uniforme (2-2,8 mm de diâmetro) que são difíceis de penetrar pelos cupins. As barreiras de areia devem ter pelo menos 3-6 polegadas de profundidade e 20 polegadas de largura. As barreiras de areia não são comumente usadas em São Paulo porque são facilmente perturbadas nos perímetros externos das casas construídas em laje. Eles são mais propensos a serem eficazes em casas com espaços de rastreamento onde o solo provavelmente não será perturbado.

Sprays de óleo de laranja não demonstraram fornecer controle de cupins em estruturas

Os sprays de borato são baseados no uso de compostos de boro, semelhantes ao ácido bórico. Os sais de borato são solúveis em água e têm uma toxicidade relativamente baixa. A madeira tratada previne efetivamente a alimentação de cupins e muitas formas de deterioração da madeira. O método de aplicação mais eficaz é pulverizar ou imergir a madeira estrutural com uma solução de borato antes ou durante a construção. O tratamento de casas existentes com sprays de borato aplicados em vãos de parede ou madeira exposta fornece apenas proteção parcial contra cupins e apodrecimento da madeira, devido à dificuldade de obter um tratamento completo. A aplicação de pó de borato em sótãos para cupins não oferece proteção contra ataques de cupins subterrâneos.
Recentemente, barreiras de malha de aço inoxidável tornaram-se disponíveis para impedir a entrada de cupins nas residências. Esses produtos geralmente estão disponíveis para instalação no momento da construção da casa e devem fornecer excelente proteção contra cupins se instalados corretamente.

Qual a importância da garantia?

A garantia é uma das partes mais importantes do seu contrato de cupins. A garantia especifica as condições e prazos sob os quais a empresa assumirá a responsabilidade pela atividade contínua de cupins. Você deve comparar cuidadosamente as garantias oferecidas por diferentes empresas. Além da garantia padrão de um ano, você deve ter a chance de estender sua garantia por um ou mais anos. As renovações anuais da garantia não devem exceder 20% do custo original do tratamento. Garantias estendidas são uma boa ideia, pelo menos nos primeiros um ou dois anos após o tratamento, ou por pelo menos um ano desde que a atividade dos cupins foi detectada pela última vez.

Para maiores informações

Para obter mais informações sobre identificação, biologia e controle de cupins, consulte os especialista da Eco Cupins especializada.

Agendar agora pelo 11 97853-3243
descupinização